Sobre o projeto

,_,⋅
(o,o)⋅
{`"'}⋅
-"-"-⋅

Caburé é um conjunto de exercícios e ferramentas de segurança digital para pessoas de Organizações Sem Fins Lucrativos e Movimentos Sociais explorarem cenários que podem gerar algum tipo de vulnerabilidade e conhecer ferramentas de segurança digital desenvolvidas pela comunidade.

Esta é uma iniciativa complementar às atividades do projeto Tiwa, na intenção de implementar práticas inovadoras e seguras em ambientes digitais.

O projeto Tiwa é um serviço de Internet sem fins lucrativos exclusivo para organizações da sociedade civil, movimentos sociais e entidades educativas e de pesquisa. Os serviços do Tiwa garantem um ambiente de infraestrutura protegida para inovações, experimentações, processos de debate e formação, bem como serviços próprios do Nupef e de suas parcerias.

O que é caburé?

Caburé (do tupi kawuré) é o nome dado à espécie de pequenas corujas Glaucidium brasilianum, presentes em todo território brasileiro. A sua principal característica é possuir na parte de trás da cabeça, o desenho de um rosto falso que funciona como estratégia para se defender de perturbações vindas de outras aves que foram atraídas por seu canto, ao mesmo tempo que garante a captura de suas presas.

Caburé é portanto, enquanto metáfora para este material informativo, um alerta e um convite à construção coletiva de estratégias de segurança digital.

Para mais informações sobre as corujas caburés, acesso o artigo Alerta vermelho! Caburé na área! da Ciência Hoje.

Agradecemos a cada pessoa, organização e coletivo que se dedicaram a produzir os materiais indicados como referências neste projeto e por fazerem dos temas segurança digital e cuidados digitais um debate acessível e plural.

Para construir este projeto foi utilizado o tema "Forty" desenvolvido pela HTML5 UP, ilustrações geradas a partir da ferramenta Designstripe e imagem de fundo do site Pexels.com.

Desenvolvimento

Coordenação: Oona Castro e Rodrigo Troian

Resenhas e Conteúdo: Lucas Teixeira

Desenvolvimento e Conteúdo: Zeilane Conceição

Revisão: Antonio Biondi